Recursos para os Tribunais Superiores – STJ e STF

Publicado em 23/03/2005

No julgamento do Agravo de Instrumento n.° 20.126-5-SP, o Superior Tribunal de Justiça, mais uma vez, decidiu: "De fato, os dispositivos legais tidos como malferidos não foram ventilados, de forma explícita, no acórdão guerreado, condição esta exigível para viabilizar o processamento do recurso especial, incidindo assim, in casu, o óbice das Súmulas 282 e 356 do STF."

Em outro caso, o Min. Demócrito Reinaldo, reafirmando a tese da exigência do prequestionamento explícito, deixou assente: "O recurso especial não prescinde do prequestionamento, sendo regra geral a de que venha explícito, segundo corrente majoritária predominante nesta Corte, admitindo-se somente em casos excepcionais o denominado prequestionamento implícito."

Em alguns casos, admite-se o recurso especial mesmo não tendo havido o prequestionamento: (a) quando o fundamento para o recurso surge no próprio acórdão recorrido; (b) quando interpostos embargos declaratórios, o tribunal recusa-se a eliminar a omissão.

O requisito do prequestionamento justifica-se à luz da Constituição Federal, uma vez que ela exige que a causa esteja decidida (arts. 102, III e 105, III).

1.1.3.4 Alegação deve ser de direito

Em alegação de direito, afasta-se a admissibilidade do recurso visando ao simples reexame de prova. É esse o teor da Súmula 7 do STJ: "A pretensão de simples reexame de prova não enseja recurso."

Realmente,

"um dos motivos por que se tem os recursos extraordinário e especial pertencentes à classe dos excepcionais, reside em que o espectro de sua…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.