Protesto de Títulos Cambiais

Publicado em 27/09/2005

  • a certidão de intimação ao sacado ou ao aceitante ou aos outros sacados, nomeados na letra para aceitar ou pagar, a resposta dada ou a declaração da falta de resposta. "A intimação é dispensável no caso de o sacado ou aceitante firmar na letra a declaração de recusa do aceite ou do pagamento, e, na hipótese de protesto, por causa de falência do aceitante";
  • a certidão de não haver encontrada ou de ser desconhecida a pessoa indicada para aceitar ou para pagar.Nesta hipótese, o oficial afixará a intimação nos lugares de estilo e, se possível, a publicará pela imprensa;
  • a indicação dos intervenientes voluntários e das fimas por eles honradas;
  • a aquiescência do portador ao aceite por honra;
  • a assinatura, com o sinal público, do oficial do protesto.

O instrumento, depois de registrado no livro de protestos, deverá ser entregue ao detentor da letra ou aquele que houver efetuado o pagamento.

A letra deve ser exibida ao oficial, salvo no caso de retenção pelo devedor, podendo então ser tirado o protesto por indicações.

O prazo para a apresentação a protesto é o primeiro dia seguinte à recusa do aceite ou do vencimento; nas letras a vista e nas não-aceitas, fica à vontade do portador, que tem seis meses para apresentá-la ao aceite e doze meses para o pagamento.

O oficial é obrigado a tirar o protesto, em três dias, sob pena de perdas e danos e da responsabilidade criminal. A doutrina brasileira ao interpretar o parágrafo único. Do artigo 29, entendeu o oficial apto a receber o valor da letra e passar a quitação. Face aos abusos cometidos, a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.