Protesto de Títulos Cambiais

Publicado em 27/09/2005

O PROTESTO

Setembro/2005


Protesto é o ato praticado pelo credor, perante o competente cartório, para fins de incorporar ao título de crédito a prova de fato relevante para as relações cambiais, como, por exemplo, a falta de aceite ou de pagamento da letra de câmbio.
Fábio Ulhoa Coelho


1. SÍNTESE: DA DEFINIÇÃO DO PROTESTO


Objetivando definir o protesto, J. X. Carvalho de Mendonça, para efeitos cambiais, diz que se trata de "formalidade extrajudicial, mas solene, destinada a servir de prova da apresentação da letra de câmbio, no tempo devido, para aceite ou para pagamento, não tendo o portador, apesar da sua diligência, obtido este ou aquele", sendo que, "o mesmo objetivo, serve ainda de prova da insolvência do aceitante."

Para o jurista italiano Mario Bottaglini o protesto é apontado como "um ato solene, pelo qual a lei impõe a forma escrita ad substantian, mediante a qual se certifica, de um lado, o exercício do direito cambiário de parte do portador ou do detentor do título – no caso de falta de aceite –, ou de qualquer outro interessado – no caso de falta de pagamento – e, de outro lado, o inadimplemento ou, mais genericamente, a resposta negativa do obrigado cambiário."

O Prof°. Amaury Campinho define o protesto como "o ato extrajudicial, solene e oficial, através do qual se prova o não cumprimento da obrigação cambial do devedor pela falta ou recusa do aceite ou do pagamento." E esclarece ainda que, desta forma, "existem o protesto por falta de aceite e o protesto por falta de pagamento, sendo que no caso da duplicata, há, ainda, o protesto por falta de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.