Proporcionalidades e Exclusão no Sistema Político-Eleitoral Brasileiro

Publicado em 27/11/2005

Indicadores

Os indicadores de eficácia foram calculados para todos os partidos políticos que disputaram a eleição de 1994. Para cada partido, o Indicador de Eficácia Possível indicava a possibilidade máxima de eficácia do partido, caso todos os seus postulantes obtivessem uma vaga na Câmara. O PMDB e o PT, que lançaram respectivamente 396 e 373 candidatos, apresentaram os maiores valores de eficácia possíveis.

Análise

A análise do Indicador de Eficácia de Partido revela a inexistência de uma força partidária que congregue amplas parcelas da Câmara ou, dito de outra maneira, tenha força suficiente para, sozinha, impor projetos. Levando em consideração que: a) os quatro maiores partidos têm estrutura nacional; b) lançaram candidatos em praticamente todas as unidades da Federação; e c) 20 dos 27 governadores eleitos (74,1%) são filiados aos quatro maiores partidos, causando até estranheza que a participação do grupo de grandes partidos no total de cadeiras na Câmara seja de apenas 60,1%.

Conclusão

Conclui-se, daí, que a eficácia dos partidos separa o conjunto de partidos em dois grupos relevantes: os maiores — partidos fortes e de força intermediária —, que são relativamente próximos entre si, e o grupo dos pequenos partidos — pequenos e "nanicos".


7. Eficiência

Indicadores

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.