Processo Civil Romano

Publicado em 22/04/2003

a)juízes inferiores (julgam em primeira instância) que se denominam iudices ordinari, e são

b) juízes superiores

 

Competência e Jurisdição

Os magistrados judiciários romanos, além da função de distribuir justiça, desempenhavam também atribuições administrativas e, muitas vezes, militares. Todo magistrado judiciário estava investido do poder denominado iurisdictio (jurisdição).

Jurisdição: é o poder do juiz de declarar a vontade da lei, o direito aplicável, e de organizar o processo civil.

Esse significado somente se ajusta ao processo extraordinário, em que o magistrado, não apenas conhece o litígio, como também o decide na sentença, onde declara a vontade da lei.

A iurisdictio pode ser:

  • voluntária (graciosa): é aquela exercida pelo magistrado com o fim, não de dirimir conflito de interesses, mas de realizar negócio jurídico, querido pelas partes, por meio de um processo fictício.
  • contentiosa (contenciosa): é utilizada para a solução de litígios, e o magistrado a exerce com o emprego das três seguintes palavras: do dico, addico.
Do: termo usado para ratificar a escolha, pelas partes, do juiz popular que irá julgar a lide.

Dico: palavra empregada pelo magistrado quando atribui…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.