Procedimentos de Jurisdição Voluntária

Publicado em 27/11/2004

10.8 Casamento de menores

São atos de jurisdição voluntária o suprimento judicial de idade para o casamento; a outorga judicial de consentimento para idêntico fim: o afastamento de menor autorizado a contrair casamento contra a vontade dos pais.

Não podem casar os sujeitos ao poder familiar, tutela ou curatela, sem o consentimento, respectivamente, de ambos os pais, do tutor ou do curador, os quais podem revogar sua autorização até a celebração do casamento (Cód. Civil, arts. 1.517 e 1.518). Mas o juiz pode suprir a denegação do consentimento, quando injusta (Cód. Civil, art. 1.519).

O pedido é formulado pelo próprio menor, representado por advogado ou pelo curador de menores.

Não se trata de jurisdição contenciosa, ainda que, em concreto, haja conflito entre o menor e a pessoa que se recusa a consentir e embora se possa ver, na atuação do juiz, aqueles caracteres de secundariedade e substituição, com que Chiovenda procurou caracterizar a jurisdição contenciosa. Trata-se de jurisdição voluntária, porque se trata de tutela os interesses de incapaz, sem que haja, de sua parte, direito subjetivo ao consentimento de seu pai, mãe, tutor ou curador. O exame do juiz situa-se no plano da conveniência.

10.9 Direção judicial da família e alienação de imóveis de casados

Nos termos do artigo 1.567 do Código Civil, a direção da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.