Procedimentos de Jurisdição Voluntária

Publicado em 27/11/2004

b) WACH, secundado por CALAMANDREI, só visualizavam atividade jurisdicional na função declarativa do juiz. Da célebre polêmica travada entre CALAMANDREI e CARNELUTI sobre o conceito de lide, restou este por distinguir a lide de pretensão contestada da "litis" de pretensão insatisfeita, restando por reconhecer a indispensabilidade da intervenção estatal a invadir a esfera jurídica do sujeito passivo, o que resta por demonstrar o caráter jurisdicional dos atos executórios."

O eminente jurista GALENO LACERDA, mesmo persistindo na afirmativa de que, inexistindo litígio ou não estando este diretamente em causa, o ato judicial não assume caráter jurisdicional, e sim tão-só administrativo, introduz o conceito de questão, como projeção da lide, guindado à categoria de atividade jurisdicional, a manifestação com relação às mesmas:

"Onde houver, portanto, julgamento de ‘questão’, aí estaremos em presença de ato jurisdicional. Isto significa que a jurisdição também pode se introduzir em procedimento de natureza administrativa, como os da impropriamente chamada ‘jurisdição’ voluntária, sempre que neles se suscitar qualquer questão que requeira juízo, isto é, julgamento para dirimir controvérsia. Neste caso, o procedimento se transforma de ‘inter volentes’ em ‘ inter nolentes’, fato que faz nascer automaticamente a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.