Procedimentos de Jurisdição Voluntária

Publicado em 27/11/2004

Onde o terreno se torna movediço e instável, é no campo da competência de foro. Não há competência territorial absoluta para os atos de jurisdição voluntária.

Para FREDERICO MARQUES, a orientação mais aceitável, em relação ao assunto, é a de procurar-se a solução do problema com os dados contidos nas leis processuais, em lugar de seguir normas existentes no Direito Administrativo.

É preciso não esquecer que a jurisdição voluntária, embora materialmente administrativa, está afeta e entregue a órgãos do Poder Judiciário. Com isso, a atividade administrativa ganha aspectos todo peculiares, que dão ao ato de jurisdição voluntária caracteres que o diversificam dos demais atos administrativos.

Por outro lado, o Código de Processo Civil disciplina de modo genérico o ato judicial, e não apenas o ato processual, que é próprio da jurisdição contenciosa. Cumpre, pois, aplicar, por extensão, aos casos de jurisdição voluntária, os preceitos sobre a competência de foro, destinados aos feitos contenciosos.

Como não traz o Código nenhuma regra própria a respeito da competência na jurisdição voluntária, foro especial não existe para esses atos judiciários. Dessa forma, a competência será, por exclusão, a do foro comum. E como não se pode falar em foro do domicílio do réu, porque não há litígio, funcionará o foro…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.