Procedimentos de Jurisdição Voluntária

Publicado em 27/11/2004

Em resumo: os característicos da jurisdição contenciosa – a existência de partes e a possibilidade de contraditório – não se encontram na jurisdição voluntária.

Na contenciosa existe pugna de vontades das partes; na jurisdição voluntária, não. Poderá haver apenas pugnar de interesses.

Não se pode deixar de fazer referência à distinção formulada por CRISTOFOLINI, aceita por LUIZ EULÁLIO DE BUENO VIDIGAL. A jurisdição contenciosa tem por objetivo compor conflitos de interesses, com caráter de imparcialidade: sua finalidade, compondo conflitos, é a pacificação. A jurisdição voluntária tem por objeto interesses não em conflito, seu objetivo é tutelar determinado interesse, protegendo o respectivo interessado: sua finalidade imediata é a proteção do interessado. Pode haver no máximo dissensões na jurisdição voluntária.

A jurisdição voluntária não exclui o exercício posterior da jurisdição contenciosa sobre o mesmo assunto.

A jurisdição voluntária visa constituir relações jurídicas novas, enquanto a contenciosa objetiva realizar relações jurídicas existentes. Finalmente, a voluntária é constitutiva e não contém duas partes; a contenciosa embora possa ser constitutiva em alguns casos, nunca funciona sem duas partes.

Oportuna é a observação de CRISTOFOLINI que esclarece que "a jurisdição voluntária pode relacionar-se também aos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.