Procedimentos de Jurisdição Voluntária

Publicado em 27/11/2004

No exame dos procedimentos e provimentos de jurisdição voluntária atribuídos aos juízes (os únicos diretamente submetidos aos princípios e regras do processo civil), apresenta a seguinte classificação:

Procedimentos

  • receptícios (protestos, notificações, interpelações);
  • probatórios (justificação; produção antecipada de prova e exibição de documento, vinculados a procedimento de jurisdição voluntária);
  • declaratórios (extinção de usufruto, por exemplo)
  • constitutivos (autorizações, homologações ou aprovações)
  • executórios (alienações judiciais, arrecadação de herança jacente, etc).
  • exclusivamente tutelares (entre outros, os procedimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Não há como deixar-se de concluir pela ocorrência de coisa julgada nos processos de jurisdição voluntária.

O exemplo que mais enseja perplexidade é o da separação judicial. Induvidoso que, revestindo-se esta de conflito entre as partes, o processo é litigioso, restando a sentença acobertada pela indiscutibilidade decorrente da coisa julgada. Também nenhum dissídio existe em ver o procedimento de separação judicial por mútuo consentimento, como de jurisdição voluntária, em decorrência da postura uniforme das partes com relação ao pedido, apontando alguns doutrinadores, como fato a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.