Procedimentos de Jurisdição Voluntária

Publicado em 27/11/2004

Para valer contra terceiros, ou seja, para ter a eficácia de direito real, a hipoteca legal exige especialização e registro (Cód. Civil, art. 1.497).

O pedido de especialização da hipoteca deverá ser endereçada ao juízo da situação do imóvel sobre que irá recair o gravame (CPC, art. 95)

Segundo pressupõe o art. 1.205 do CPC, a especialização da hipoteca legal é requerida pelo próprio devedor, ou seja, por quem dá os bens em garantia.

Subsidiariamente, a inscrição da garantia pode ser exigida pelo interessado, ou pelo Ministério Público em seu lugar (Cód. Civil, art. 1.497).

Requerida pelo credor, ou pelo Ministério Público, a especialização de hipoteca legal constitui processo de jurisdição contenciosa. Trata-se de exercício de direito formativo, em face da parte adversa, que o juiz declara e a que atende por sentença mandamental. Não cabe, nesse caso, a invocação dos artigos 1.205 e seguintes do Código de Processo Civil.

Requerida pelo responsável, a especialização de hipoteca legal constitui procedimento de jurisdição voluntária, com incidência dos artigos 1.205 e seguintes do Código de Processo Civil. Não há lide, pois o beneficiário tem interesse na especialização da hipoteca, tanto quanto o obrigado à garantia. A necessidade da via judicial decorre, via de regra, não da resistência do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.