Procedimentos de Jurisdição Voluntária

Publicado em 27/11/2004

Difícil é a conceituação da jurisdição voluntária, a ponto de o grande processualista português JOSÉ ALBERTO DOS REIS ter dito não ser ela nem jurisdição, tampouco voluntária.

Parece que a compreensão do problema está em nível do entendimento constitucional da liberdade jurídica e da função do Poder Judiciário.

Nenhuma lesão ao direito individual pode ser subtraída à apreciação do Poder Judiciário (CF, art. 5.º, XXXV) e ninguém pode fazer justiça pelas próprias mãos (CP, art. 345). Ora, daí decorre que ninguém, embora com pretensão legítima, pode, salvo os casos excepcionais previstos em lei, exercer a autotutela, submetendo outrem à sua pretensão. À vista disso, para solução dos conflitos atua a jurisdição, declarando e efetivando os direitos, dentro dos meios de um processo legal.

Nesses casos, a atuação do Poder Judiciário é comum ou ordinária; genérica, também, porque adequada e necessária em todos os casos.

A jurisdição voluntária versa sobre interesses que não estejam em conflito e tem por finalidade resguardar, assegurar a paz jurídica.

No desempenho de suas várias funções o Estado, pelos mais diversos modos, procura, ora preventivamente, ora repressivamente, resguardar a ordem jurídica. A defesa da ordem jurídica não é exclusividade da função jurisdicional.

A fim de assegurar a ordem…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.