Procedimentos de Jurisdição Voluntária

Publicado em 27/11/2004

Os testamentos e codicilos, antes de serem postos em execução, devem passar por um procedimento de jurisdição voluntária, perante o órgão judicial.

Os testamentos dividem-se em ordinários e especiais: são testamentos ordinários o público, o cerrado e o particular (CC, art. 1.862); e são testamentos especiais o marítimo, o aeronáutico e o militar (CC, art. 1.886), como tal considerado o nuncupativo (CC, art. 1.896).

O procedimento de jurisdição voluntária a respeito da matéria é muito singelo e destina-se a conhecer a declaração de última vontade do "de cujus", verificar a regularidade formal do testamento e ordenar seu cumprimento.

Trata-se de medida urgente, que não se vincula ao juízo do inventário, daí que a apresentação será feita no lugar onde estiver o documento.

A apresentação do testamento ao juiz é ato puramente administrativo, de sorte que não depende de requerimento escrito, nem da interferência de advogado.

Não há necessidade de requerimento algum.

Pode ser feito no curso das férias forenses (CPC, art. 173, II).

A lei não marca prazo para a apresentação.

Logo após a apresentação, o juiz fará a abertura do testamento em presença do apresentador e do escrivão, a quem competirá lavrar o auto de abertura, com os elementos recomendados pelo art. 1.125 do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.