Prisão Civil e a Proteção dos Direitos Humanos

Publicado em 05/08/2006

Assim, se o descumprimento da obrigação for involuntária, justificado ou ainda sem qualquer culpa por parte do inadimplente, liberado estará o devedor de qualquer responsabilização. Neste sentido, se manifesta o inigualável Álvaro Villaça Azevedo (ob.cit. p. 72):

Se o descumprimento for involuntário, sem qualquer participação da vontade do devedor, nenhuma culpa pode existir de sua parte. O mesmo acontece, também, quando a situação impeditiva do pagamento ocorre em razão de fenómeno natural (caso fortuito) ou de acontecimento causado por terceiro (força maior) ou, ainda, pelo próprio credor.

4.2 NATUREZA JURÍDICA DA PRISÃO (depositário infiel ou devedor de alimentos)

Como já foi dito anteriormente, a prisão civil se apresenta com caráter de sanção civil, de modo a compelir o depositário, tido como infiel, ou o devedor de ao cumprimento da referida obrigação.

Quanto à natureza jurídica, pode-se dizer que a evolução da prisão civil se verifica por meio de 3 características diversas.

Nos primórdios, a prisão civil apresentou caráter de servidão humana, pois o devedor se tornava servo do credor, devendo trabalhar para ele, com sua família, até o pagamento do valor da dívida.

Depois, a prisão civil passou a assumir um caráter específico de aprisionamento, privado ou…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.