Prisão Civil e a Proteção dos Direitos Humanos

Publicado em 05/08/2006

Quanto ao artigo 5° e o parágrafo 3° que lhe foi introduzido pela Emenda 45, no que tange aos tratados de direitos humanos, o alcance para a correta interpretação depende de análise. Há quem diga, como Flávia Piovesan, que a incorporação já era automática, na esteira do parágrafo 2°, sem as exigências formais do parágrafo 3°, segundo ela este parágrafo 3° seria inconstitucional. O enunciado da Emenda Constitucional 45 ainda está sendo discutido pela doutrina e não há uma posição firmada pelo STF sobre o assunto em face da retroatividade.


6 DECISÕES JURISPRUDENCIAIS E A PRISÃO CIVIL


Convém ressaltar, sob qual feição normativa os tratados, pactos e convenções internacionais ingressam em nosso ordenamento jurídico. Vale dizer, se como normas constitucionais; como normas infraconstitucionais ordinárias; ou como infraconstitucionais especiais.

Como é de notar-se, a doutrina e a jurisprudência procuram questionar sobre a constitucionalidade da prisão por dívida, em face dos referidos textos constitucionais já cansativamente colacionados no presente estudo.

Comentando o texto da Constituição de 1.967, esclarece Pontes de Miranda(ob.cit., p. 252) que:

[...] sempre que se trata de dívida, no sentido estrito, e não de entrega do bem alheio, a prisão por dívida é…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.