Princípios Gerais do Direito Penal

Publicado em 13/05/2005

Portanto, uma ação aceita passivamente pela sociedade não é típica por si só já a ação relacionada a uma causa de justificação não é considerada crime devido autorização especial da lei a fim de realizar-se típica, embora, sejam condutas repudiadas pela sociedade.Ex: legitima defesa, art.23, inciso 2, CP, sendo lei penal não incriminadora permissiva.

Nota-se, que o referido principio possibilitou a exclusão ilicitude penal pra algumas ações, as quais, embora causassem pequenos danos a outrem, não fossem crimes por haver recepção por parte da sociedade.


Princípio da insignificância

Inicialmente havia no sistema penal o princípio da adequação social que servia para excluir as lesões insignificantes, por esta razão Claus sugere um novo princípio para a determinação do injusto, este trataria com a mesma igualdade de uma regra auxiliar, esta recebeu o nome de princípio da insignificância, onde este princípio cita a exclusão de danos se complementam e se ajustam as circunstâncias citadas.

O princípio da insignificância se revela inteiramente pela sua própria denominação, o direito Penal, por sua natureza fragmentada, só vai até onde seja necessário para a proteção do bem jurídico, no sistema penal brasileiro, "por exemplo o dano do art. 163 do Código Penal não deve ser qualquer lesão a coisa alheia mas sim aquela que possa representar prejuízo de alguma significação para o proprietário da coisa". Prescreve-se que não e qualquer lesão fútil ou insignificante que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.