Princípios Constitucional Tributário

Publicado em 16/10/2009

A capacidade contributiva representa a disponibilidade de meios econômicos para enfrentar o pagamento de impostos. Por outro lado à riqueza dever ser considerada como elemento material da capacidade contributiva, razão pela qual o legislador deve definir o fato gerador da obrigação tributária através de indícios de riqueza, que constituem critério de aferição dessa capacidade contributiva. Quem tem patrimônio tem capacidade contributiva a esse patrimônio .

Segundo a capacidade contributiva conclui que quem não possui determinado nível de capacidade econômica, não poderá ser chamado para contribuir, isto é, para participar no atendimento das despesas públicas; a contribuição de cada um dever ser estabelecida com os olhos voltados para a capacidade econômica das demais pessoas, levando-se em conta níveis de capacidade contributiva. Pessoas com maior capacidade econômica dever ser chamadas para participarem no atendimento das despesas públicas em maior importância do que as pessoas que estejam em nível inferior relativamente à capacidade contributiva.

A constituição exige as seguintes ponderações em relação à eficácia do princípio da capacidade contributiva:

a) – O legislador somente pode exigir imposto diante de situações fáticas indicadoras de capacidade econômica (fatos geradores da respectiva obrigação tributária). A conformidade do sistema…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.