Principíos Constitucionais Tributários

Publicado em 22/04/2003

As Constituições Políticas européias dos diversos Estados, promulgadas no século XIX, por teres se inspirado diretamente na Constituição Francesa de 1791), consagraram também o princípio da legalidade. Quase todas as Constituições vigentes, assim afirmam explicitamente que o tributo dever ser aprovado pelos órgãos legislativos.

Assim, o princípio tradicional da necessidade do consentimento dos súditos para lhes impor tributos passou-se para princípio próprio da legalidade tributária, exigindo-se que o tributo seja aprovado pelos representantes contribuintes que fazem parte do Poder Legislativo, cuja expressão natural é a lei. As Constituições modernas contém disposição expressa exigindo a aprovação de tributos pelos órgãos legislativos competentes. Pela concepção atual do princípio da legalidade tributária, não há tributo sem lei. A base histórica- constitucional do princípio da legalidade, ensina Dino Jarach, é a de que os tributos representam invasões do Poder Público nas riquezas dos particulares. Em um Estado de direito tais invasões dever ser feitas unicamente através do instrumente legal, isto é, da lei.

No Brasil, país mais novo, que não passou pela estrutura medieval, o princípio da legalidade tributária já nasceu com a idéia da necessidade de norma jurídica…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.