Princípio da Oficialidade

Publicado em 02/09/2003

"Como a repressão ao criminoso é função essencial do Estado, deve ele instituir órgãos oficiais que assumam a persecução penal. É o princípio da oficialidade, de que os órgãos encarregados de deduzir a pretensão punitiva sejam órgãos oficiais. No nosso país, em termos constitucionais, a apuração das infrações penais é efetuada pela Polícia (art. 144 da CF e art. 4º e ss do CPP), e a ação penal pública é promovida, privativamente, pelo Ministério Público (art. 129,I, da CF), seja ele da União ou dos Estados (art. 128, I e II, da CF)".

Embora o princípio da oficialidade não seja absoluto, haja vista a ação penal pública dependente de representação e a ação penal privada, de iniciativa do ofendido ou por quem tenha qualidade para representá-lo, nos crimes que se procedem mediante queixa e no caso da ação privada subsidiária, parece evidente que, nos demais casos, o Ministério Público constitui órgão inafastável.

Desse princípio emanam três importantes conseqüências:

A. que os órgãos incumbidos da persecutio criminis são órgãos do Estado;
B. que somente os órgãos designados legalmente para tal podem fazer valer a pretensão…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.