Preterdolo e Voluntariado

Publicado em 22/04/2003

3.0 – Responsabilidade objetiva

Responsabilidade penal objetiva significa que a lei determina o agente responsável pelo resultado ainda que o agindo sem dolo ou culpa, o que contraria a doutrina do Direito Penal fundado na responsabilidade pessoal e na culpabilidade.

O Código Penal, em se art 15, incisos I e II, conceitua o crime doloso e o culposo. O parágrafo único determina que, a não ser nos casos expressos de culpa, ninguém pode ser punido senão quando pratica dolosamente o crime. Note-se que as disposições não falam em preterdolo ou preterintenção. Em face disso, alguns autores, entendem que o preterdolo não é previsto em nossa legislação, pelo que os crimes qualificados pelo resultado são punidos a título de responsabilidade objetiva.

A preterintencionalidade está no fato, e não no agente, e nisso distingue-se das duas formas tradicionais da culpabilidade, que, qualquer que seja a concepção que dela tenhamos, requer sempre um momento psicológico no que atua, um quere ou uma incúria contrária ao dever. A situação psicológica resume-se ou em o agente representar o resultado e quere-lo ou aceitar o risco de produzi-lo, dolo em ambas as hipóteses, direito ou eventual, ou representar o resultado, mas esperar que ele não ocorra, culpa consciente, ou nem sequer representa-lo, mas ser ele previsível, culpa inconsciente. Fora daí é o irrelevante para o Direito Penal, que, embora não seja meramente o fortuito, fica dentro dos limites apenas do princípio da causalidade e só pelo vínculo causal pode ser posto a cargo do agente, e temos a pura responsabilidade objetiva, de que o Direito Penal moderno ainda não soube…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.