Prescrição e Decadência: Teoria e Legislação

Publicado em 11/06/2004

Embora na expressão dívidas passivas já se incluíssem todas as espécies de obrigações, complementa o art. 2º "Prescrevem igualmente no mesmo prazo todo o direito e as prestações correspondentes a pensões vencidas ou por vencerem, ao meio saldo ou montepio civil e militar ou a quaisquer restituições ou diferenças". As diferenças a que se refere o texto são as provenientes, por exemplo, de salário vencidos e não pagos. Note-se que se trata de salário de funcionários públicos estatutários, pois quanto aos celetistas vige o prazo prescricional de 02 anos.

O art. 3º prescreve que: "Quando o pagamento se dividir por dias, meses ou anos, a prescrição atingirá progressivamente as prestações, à medida que completarem os prazos estabelecidos pelo presente decreto". Assim, por exemplo: se um funcionário, depois de 06 anos de nascimento de seu filho, requer o abono de família a que tem direito, só receberá os atrasados pelo período correspondente aos últimos cinco anos, pois as prestações vencidas no primeiro ano já prescreveram.

Como visto anteriormente, a lei não restringe o número das interrupções da prescrição nas relações entre particulares, entretanto conforme art. 8º "a prescrição somente poderá ser interrompida uma vez". E completa o art. 9º "a prescrição interrompida só começa a correr, pela metade do prazo, da data do ato que a interrompeu ou do último do processo ou termo do respectivo processo". Assim por ex.: alguém que tenha ação de cobrança contra o Estado, deve ajuizá-la dentro de 05 anos,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.