Posse e Direitos Reais

Publicado em 22/06/2009

  •  A perda da posse da coisa

  •  Pelo abandono: Quando o possuidor renuncia à posse, manifestando, voluntariamente a intenção de largar o que lhe pertence, como quando atira à rua um objeto seu;

  •  Pela tradição: Quando envolve a intenção definitiva de transferir a coisa a outrem, como acontece na venda do objeto, com transmissão da posse plena ao adquirente;

  •  Pela perda da própria coisa;

  •  Pela destruição da coisa;

  •  Pela sua colocação fora do comércio; porque tornou-se inaproveitável ou inalienável;

  •  Pela posse de outrem: ocorre ainda que a nova posse tenha-se firmado contra a vontade do primitivo possuidor, se este não foi manutenido ou reintegrado em tempo oportuno;

  •  Pelo constituto possessório;

  •  Pela perda da posse dos direitos: impossibilidade de seu exercício e pela prescrição;

  •  Pela perda da posse para o ausente (aquele que não se acha presente); quando tem notícia da ocupação, abstém-se de retomar a coisa ou, tentando recuperá-la, é violentamente repelido.



6. Fundamento da Proteção Possessória

Surge, nesta altura, uma indagação de grande importância, cuja resposta não se encontra em nenhum trecho do direito romano, mas que tem preocupado os intérpretes de épocas mais recentes. Porque motivo se protege a posse? Qual o fundamento da proteção possessória? Como explicar que, em certos casos, a proteção da posse é concedida…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.