Penas Alternativas

Publicado em 22/04/2003

Após inúmeras pesquisas o Estado do Rio Grande do Sul, pioneiro na implantação das penas alternativas, calculou que as despesas mensais com a prisão ficam em torno de R$ 290,14 por preso. E o gasto médio de um prestador de serviços à comunidade é de R$ 53,35. Para efeitos de comparação, na Inglaterra e em Gales, segundo dados divulgados pelo sistema de justiça criminal, um sentenciado custa cerca de $ 2,190 libras, enquanto que o sentenciado condenado ao serviço comunitário custa cerca de, aproximadamente, $ 150,00 libras. Assim, essa diferença poderia ficar disponível para ser aplicada em novos investimentos. Já que há carência em muitos setores, como por exemplo no setor de proteção à vítima e a de educação.

Através de convênios realizados entre a Vara das Execuções e outros órgãos do Estado, poderia ser aproveitado o seu trabalho, das pessoas que se enquadram nas penas alternativas, na construção de escolas, creches, hospitais entre outras entidades. Porque essa mão de obra, de baixo custo, representaria uma economia muito grande para o Estado.

Enquanto que na pena privativa de liberdade para cada 03 (três) encarcerados deve haver 01 (um) funcionário para cuidar da segurança, nas penas alternativas 01 (um) assistente social pode ser responsável por até, aproximadamente 50 (cinqüenta) prestadores desse tipo de pena.

Não se deve afirmar que com a aplicação das penas alternativas estaria resolvido o problema da superlotação dos presídios, mas muitos problemas se resolveriam ao serem abertas novas vagas para aquelas pessoas que realmente devem ser submetidos à pena privativa…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.