Penas

Publicado em 16/10/2009

 

1.11.8 Movimento de Defesa Social

Pode se encontrar antecedentes do movimento defensista na filosofia grega, nos canonistas medievais e mais diretamente na revolução positivista do final do século XIX.

A primeira sistematização dessa escola deve-se a Adolphe Prins, e o desenvolvimento das idéias defensivas evidencia duas direções: a de Filippo Gramatica, o fundador do Centro Internacional de Estudos de Defesa Social, na Itália, cujo o objetivo era renovar os meios de combate a criminalidade; e a de Marc Ancel (A Nova Defesa Social, 1954) menos radical, tornando-se um forte precursor da Escola.

Gramatica chega a propor a eliminação do Direito Penal e do sistema penitenciário vigentes, em favor de um direito de defesa social, com a finalidade de adaptar o indivíduo à ordem social e não a sanção de seus atos. Propunha que houvesse uma substituição da responsabilidade penal, pela anti-sociabilidade, fundamentado em suas própria proposições; e ainda substituir a pena por medidas sociais.

Ancel tem em sua obra Défense sociale nouvelle, 1954, um verdadeiro marco ideológico, destacando a desjuridização; “uma doutrina humanista de proteção social contra o crime”, dentro desse conceito o tratamento penal torna-se um instrumento preventivo, o delinqüente é considerado como um ser passível de adaptação e ressocialização, e não de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.