Os Aspectos e Comparações da Revelia e Contumácia no Processo Civil

Publicado em 30/01/2007

O Direito francês de 1806, conservando uma tradição da Ordenação de 1667, enumerava duas espécies de revelia: a défaut faut de comparître, em que a parte devidamente citada não comparecia em juízo, constituindo procurador; e a défaut faut conclure, resultado da ausência de instrumento procuratório ao procurador nomeado.

Atualmente somente se admite a primeira delas, sendo que a revelia não presume a veracidade dos fatos alegados pelo autor, de modo que caberá ao juiz apreciar o mérito, com base nas provas apresentadas na inicial, para concluir pela procedência da demanda. Ainda assiste ao revel o direito de interpor recurso com efeito suspensivo.

5.2 Direito Italiano

No Código italiano de 1865 não havia distinção legal entre contumaz voluntário ou involuntário, mas tal distinção era sustentada pela doutrina, com a opinião contrária de Chiovenda. Determinava-se, porém, uma segunda citação no caso de não ter havido citação pessoal, para o efeito de impedir futura oposição e de se fazer a advertência de que o processo prosseguiria à revelia. O Código italiano vigente eliminou a dupla citação, não atribui efeitos probatórios à contumácia e o demandado pode assumir a causa no estado em que se encontra, proibida a renovação das matérias preclusas (CPC italiano, arts. 291 a 294). Confirmada a revelia, o processo segue o curso normal, apenas modificado, verificado o rito quanto às notificações e intimações.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.