Os Aspectos e Comparações da Revelia e Contumácia no Processo Civil

Publicado em 30/01/2007

O Jus actionum, no Processo civil romano, tratava-se de um conjunto de regras que o cidadão romano deveria seguir para pôr em prática o seu direito.

O vocábulo Jus para os romanos encerrava, também, o sentido que os modernos doutrinadores emprestam ao direito subjetivo, ou seja, faculdade ou poder permitido e garantido pelo direito positivo.

O direito subjetivo, no direito romano, tinha como objetivo a tutela pela ação (actio) que, no sentido restrito que ainda hoje lhe atribuem, nada mais é do que atividade processual mediante a qual o particular procura concretizar a defesa dos direitos, pondo em movimento o aparelho judiciário do Estado. Para tanto executa uma série de atos jurídicos ordenados: o processo.

Direito e ação eram conceitos estritamente conexos no sistema jurídico romano. O romano concebia e enunciava o direito mais sob o aspecto processual que material.

Durante toda a época clássica, o direito romano era mais um sistema de actiones e de meios processuais do que de direitos subjetivos. Hoje, temos um conceito genérico de ação. Já em Roma, a cada direito correspondia uma ação específica.

4.2 A Revelia e a Contumácia no Direito Romano

As manifestações mais latentes acerca do não comparecimento do réu na demanda e seus efeitos são encontrados no Direito romano, sendo este o conjunto de normas jurídicas que regeram o povo romano desde o período da fundação da cidade, verificada, segundo a tradição, no século VIII, até a morte de Justiniano, imperador do Oriente, em 565 d.C.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.