Ordenações do Reino e Constituições do Brasil

Publicado em 22/04/2003

Em maio de 1823, instalou-se no Rio de Janeiro a Assembléia Constituinte composta por bacharéis em Direito, desembargadores, clérigos e militares. Quando se discutia o projeto de Constituição elaborado por comissão especial formada por parte dos seus membros, a Assembléia foi dissolvida por decreto de novembro do mesmo ano.

Após, em março do ano seguinte, o Imperador Dom Pedro I mandou elaborar e outorgou a Constituição de 1824. Mesmo com o advento da Constituição, as Ordenações Filipinas continuaram a ser um código e, sem nenhum embaraço, prosseguiu regulando a vida jurídica brasileira. Derrogou-se apenas a parte política das Ordenações que eram aplicáveis ao Brasil.

A validade das normas de direito penal do livro quinto das Ordenações tiveram vigência até 1830, quando se promulgou um código criminal de redação primorosa e concisa que concebia novas idéias de direito penal, capaz até mesmo de influenciar a elaboração do código penal espanhol de 1848.

Em 1832, promulgou-se o Código de Processo Criminal e, em 1850, o Código Comercial e o Decreto n.º. 737. Tais normas de Direito Comercial continuam, em boa parte, válidas até os dias de hoje.

E assim foram surgindo normas que revogavam pouco a pouco as disposições das Ordenações Filipinas. Contudo, subsistiram por mais tempo aquelas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.