OIT – Sua Organização e Influência no Direito Positivo Brasileiro

Publicado em 22/04/2003

Constituição brasileira em seu artigo 49, I, essa autoridade é o Congresso Nacional, a quem compete resolver, em caráter definitivo, sobre a aprovação ou não, dos tratados. Sem essa aprovação, que se dá por decreto Legislativo, o Presidente da República.

A recomendação segue o mesmo caminho, mas não para a ratificação, e sim para tomada de conhecimento, adotando a autoridade as medidas que lhe aprouverem, incorporando-a ou não ao direito interno, total ou parcial.

Diferem os dois instrumentos também quanto aos seus efeitos. Uma vez ratificada a convenção, à qual não está obrigado o Estado-Membro, dentro de sua soberania nacional, deve-se este ato formal ser comunicado a RIT. Uma vez ratificada, integra-se a convenção no ordenamento jurídico positivo interno, normalmente, independente de medidas práticas posteriores. É o que se dá no BRASIL, no qual a ratificação resulta de lei, transformando o conteúdo da convenção, desde logo, em ius receptum.


10. DA CONVENÇÃO NA LEGISLAÇÃO NACIONAL.

A incorporação, na legislação nacional, dos preceitos auto-aplicáveis ou dos princípios da convenção ratificada depende do direito publico nacional. Pela concepção monista não há independência, mas interdependência entre a ordem jurídica internacional e a nacional, razão porque a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.