Obrigações em Roma

Publicado em 22/04/2003

2. Relativo à natureza do ato. Exemplo: alguém empresta um objeto a pessoa que pensa tratar-se de doação ou de depósito;

3. Relativo ao corpo. Exemplo: alguém celebra contrato, alienando um terreno com pessoa que acredita estar comprando um escravo;

4. Relativo à matéria ou à substância. Exemplo: castiçais de cobre que o contratante acredita ser de ouro.

Violência – constrangimento físico ou moral que impele uma pessoa a celebrar um contrato, contra a vontade.A vis (violência absoluta e concreta) e o metus ( temor), leva a pessoa ao estado de coação, que anula o ato jurídico. É preciso distinguir os efeitos da violência em dois casos:

1. nos contratos de direito estrito – o devedor que contratou por medo pode defender-se contra a ação do credor através de exceptio metus, porque o contrato é válido jure civili. Embora viciada, a vontade existiu. No entanto, jure praectorio, o contrato é anulado;

2. nos contratos de boa-fé – a exceptio metus está sempre implícita, sendo dispensável inseri-la na fórmula. A vítima age por duas vias: por actio metus ou por ação de contrato.

Dolo – pode ser mau ou bom. É, no edito do pretor, todo ato ou operação fraudulenta que se destina a induzir o erro, levando-o a contratar.

1.3.2 Efeito do Contrato

O efeito do contrato, no direito romano, é produzir obrigações. Como exemplo, José Carlos Moreira Alves utiliza o contrato de compra e venda, onde o comprador tem obrigação de pagar e o vendedor tem obrigação de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.