O Tipo Subjetivo

Publicado em 22/04/2003

Teoria da Vontade – A vontade do agente de que determinado resultado perfeitamente previsível ocorra é o determinante na caracterização do dolo. Essa teoria teve Carrara como defensor e não nega a consciência do fato, mas a vontade do agente em produzi-lo é o fator relevante para estabelecer-se o dolo.

Teoria do Consentimento – O que define o dolo é a consciência do agente de seus atos e sua aceitação com relação aos danos que esta possa desferir.

Teoria da Representação – A simples previsão de que o fato típico possa ocorrer define o tipo doloso. Essa teoria foi abandonada por seus mais fiéis seguidores por se apresentar insuficiente na distinção entre dolo e culpa, já que o agente pode até prever o resultado sem que jamais o aceite como provável esta característica é a aceita para definir a culpa consciente.

No Brasil, adotam-se as teorias da vontade e do consentimento.

Espécies de Dolo

Dolo Direto – o individuo pratica a conduta conhece e deseja o resultado previsto, i.é., há dolo direto quando o agente quer o resultado de sua conduta ou assume o risco de produzi-lo.

Dolo Indireto – há dolo indireto quando o desejo de um resultado não é exatamente determinado, contudo há o desejo de que aconteça algum dano mesmo que não se saiba ao certo qual, subdivide-se em:

o Alternativo – quando o tipo descrito na norma se apresenta oferecendo comportamentos alternativos que delineiam o mesmo crime. Por Ex. Tráfico de drogas – portar ou guardar ou vender ou...= Direito Alternativo.

o Eventual - o indivíduo consegue prever o resultado possível para…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.