O Tipo Subjetivo

Publicado em 22/04/2003

Direito Penal


I. Introdução


A presente monografia tem por escopo tratar do tipo subjetivo de injusto, mostrando como o dolo e a culpa são definidos e tratados no direito penal vigente.

Não obstante a amplitude do tema, visamos aqui não fazer um tratado cientifico acerca deste, contudo, intentamos mostrar o tema sob a óptica dos nossos mais bem conceituados doutrinadores, objetivando apontar os tópicos onde as opiniões são divergentes e também aqueles que trazem uma linearidade maior de entendimentos

Para que se discuta o tipo subjetivo é necessário que se determine conceitos relacionados aos temas: tipo e tipicidade, um pouco de histórico da evolução da tipicidade no direito penal e também noções acerca do tipo objetivo, e foi tomando desses elementos que elaboramos o presente trabalho.

II. Tipo e Tipicidade

Observando-se o princípio da anterioridade da lei penal, e o crime ser definido como um fato típico, antijurídico e culpável, pode-se afirmar a não existência de crime sem um tipo penal que o pré-defina, obviamente considerando-se que o tipo no conceito analítico é um indicativo do crime, mas nunca será um determinante deste.

O ordenamento jurídico positivo estabelece objetivamente, através do verbo expresso na norma, o tipo penal, p.ex. art 121 do C.P. "Matar alguém" a conduta punível de matar alguém se ajusta com perfeita exatidão ao tipo penal pré-determinado no sistema jurídico, dando ensejo à tipificação da conduta, porém vale salientar ser este um juízo formal. Em muitos delitos, o legislador utiliza-se de elementos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.