O Obscuro Instituto da Posse

Publicado em 22/04/2003

O autor afirma que

"quem ler algum de nossos repertórios de jurisprudência, na parte concernente à posse, ficará perplexo diante da incongruência das decisões, do conflito de acórdãos e da multiplicidade de critérios. Somente a investigação dos motivos de decidir lobrigados em cada sentença nos permite divisar a orientação comum, que não guarda fidelidade nem a Ihering e nem a Savigny. Parece mesmo que, embora adotado o sistema de um e afastado o de outro, a jurisprudência brasileira vai lentamente deixando emergir vários pontos, através dos quais se poderá notar uma concepção de posse que, não sendo inteiramente nova, participa das teorias divergentes".

Queixa-se o autor, não sem razão, da multiplicidade de critérios adotados por nossas cortes em julgados relacionados à posse, por vezes mesclando as teorias de Savigny e Ihering, por outras concedendo a posse ao proprietário pelo simples fato de este ter exibido o seu título de domínio. Em análise do autor, o mesmo afirma que os acórdãos que aceitam a oposição do título de domínio, ao invés da prova de exercício, ou da posição normal da coisa, perante a conduta do possuidor, confundem posse e propriedade (cf. jurisprudência nº 1, abaixo). Releva o autor, ainda, a importância de se adotar um conceito único de posse em nosso ordenamento jurídico.

Clóvis Bevilaqua, em seu livro Direito das Coisas, volume primeiro (BEVILAQUA, 1941: 17), apresentou as seguintes considerações: ´ao apresentar o Projeto de Código Civil em 1889, escrevi as Observações para esclarecimento do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.