O Obscuro Instituto da Posse

Publicado em 22/04/2003

O Obscuro Instituto da Posse


1 – A Posse no Direito Romano

A posse, no Direito Romano, apesar das variadas funções que adquiriu ao longo da existência do império, manteve uma constante, qual seja a de "servir como condição de fato para a utilização econômica dos bens". 

Inicialmente, o Direito Romano não havia regulado de forma satisfatória o instituto da posse, não havendo, destarte, qualquer proteção jurídica garantida ao possuidor.

Para melhor dispor das coisas que a natureza lhes oferecia, os homens agruparam-se e a posse dos bens utilizáveis passou a ser coletiva. As tribos eram possuidoras das terras que ocupavam e os indivíduos se utilizavam das coisas nela existentes segundo suas necessidades, embora respeitassem os interesses da coletividade, na qual encontravam proteção e a cujas regras se submetiam.

Somente na fase do Direito Pretoriano, de caráter inovador e maleável frente ao engessado Direito Quiritário, é que a proteção à posse foi regulamentada em face à crescente necessidade de garantir o uso de terras pertencentes ao domínio público por parte dos particulares, haja vista o expressivo crescimento do império. O nascimento do instituto deu-se com a necessidade de utilização das coisas insuscetíveis de serem objeto de propriedade e o fato de que algumas pessoas, devido à sua condição social ou nacionalidade, não poderiam tornar-se proprietárias, segundo o Direito da época.

Segundo Beviláqua:

"(...) a posse, em Roma, começou a receber defeza…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.