O Obscuro Instituto da Posse

Publicado em 22/04/2003

A posse e a propriedade, segundo Ihering, são relações perfeitamente paralelas, vale dizer, os limites da possibilidade para a propriedade são os da posse, porque entre elas há uma correlação extensiva. Portanto, onde não há propriedade, seja porque a coisa é inapropriável, seja porque o indivíduo não tem a capacidade para ser sujeito desse direito, não há posse. Por outro lado, onde a propriedade é possível, a posse também o é. A posse será, então, a exteriorização da propriedade, a visibilidade do domínio, o poder de dispor da coisa. Afirmou ele ainda que chamar à posse de exterioridade ou visibilidade do domínio é resumir, numa frase, toda a teoria possessória. Ter tudo feito como real proprietário, é a fórmula que, no seu entender, traduz a conversão da posse.

Sustenta Ihering que para constituir a posse basta o corpus, dispensando o animus, elemento de valor escasso, longe de ser essencial. Ihering não contesta a necessidade do elemento intencional, e também não sustenta que a vontade deva ser extirpada; apenas entende que esse elemento implícito se acha no poder de fato exercido sobre a coisa. Ihering não nega a influência da vontade, mas acha que ela exerce na posse a mesma ação que em qualquer outra relação jurídica; o elemento preponderante é o econômico.

É que o corpus constitui o único elemento visível e suscetível de comprovação, encontrando-se inseparavelmente vinculado ao animus, do qual é manifestação externa, como a palavra se acha ligada ao pensamento, do qual é a expressão.

Se…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.