O Direito Penal do Inimigo na Ótica de Günther Jakobs e Friedrich Nietzsche

Publicado em 26/12/2018

No período da vingança pública era comum ocorrer a aplicação de penas desmesuradas, desumanas e sem proporcionalidade em nome da afirmação da norma (CAPEZ, 2003). Outrossim, continuava a haver a possibilidade de vingança por parte do indivíduo.

Pode-se perceber que as penas não tinham nenhuma finalidade útil à sociedade, buscando apenas a intimidação. As penas infamantes,  cruéis, de banimento e trabalhos forçados, hoje vedadas constitucionalmente, eram aceitas sem questionamento.

Como dado histórico, se tinha no Direito Penal Chinês (NIETZSCHE, 2009) a possibilidade de, a depender da gravidade do crime, infligir pena de morte ao autor do crime juntamente com toda a sua família como meio de preservação da pureza da raça ou de consolidação de um tipo social.

Assim, tem-se que mesmo com a transição da vingança divina para a privada e, posteriormente, para a pública, não houve uma melhora significativa nem proporcionalidade no modo de aplicar sanções. Tinha-se, na verdade, um Direito Penal intimidador com objetivo único de controle social por meio da força.

 

 

  • OS PRIMEIROS AVANÇOS DO DIREITO PENAL


 

O primeiro avanço real do Direito Penal desde os tempos remotos das vinganças foi com a criação da Lei de Talião (BITENCOURT, 2018), que concebia o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.