O Código de Napoleão e o Positivismo Jurídico na França

Publicado em 25/09/2003

"O juiz que se recusar a julgar sob o pretexto do silêncio, da obscuridade ou da insuficiência da lei, poderá ser processado como culpável de justiça denegada."

Este artigo estabelece portanto que o juiz deve em cada caso resolver a controvérsia que lhe é submetida, estando excluída a possibilidade de abster-se de decidir. Este artigo explica com três conceitos os casos que poderiam colocar o juiz em dificuldade: a) obscuridade da lei: o juiz deve tornar clara, através da interpretação, a disposição legislativa que parece obscura; b) insuficiência da lei: o juiz deve completar o dispositivo legislativo, integrando a lei; c) silêncio da lei ou lacunas: o juiz deve suprir a lei, deduzindo de qualquer modo a regra para resolver a controvérsia em exame.

A solução adotada pelo positivismo jurídico em sentido estrito é o dogma da onipotência do legislador implicando que o juiz deve sempre encontrar a resposta para todos os problemas jurídicos no interior da própria lei, visto que nela estão contidos aqueles princípios que, através da interpretação, permitem individualizar uma disciplina jurídica para cada caso.

No entanto, a solução que os redatores do art. 4º tinham em vista era deixar aberta a possibilidade da livre criação do direito por parte do juiz. Esta intenção estava claramente delineada no artigo 9º do Livro preliminar do projeto:

"Nas matérias civis, o juiz, na falta de leis precisas, é…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.