O Código de Napoleão e o Positivismo Jurídico na França

Publicado em 25/09/2003

O CÓDIGO DE NAPOLEÃO E AS ORIGENS DO POSITIVISMO JURÍDICO NA FRANÇA


Introdução

1. O significado histórico do Código de Napoleão. A codificação justiniana e a napoleônica.

São duas as codificações que tiveram influência no desenvolvimento de nossa cultura jurídica: a justiniana e a napoleônica. O código de Justiniano ("corpus juris civilis") agrega o direito comum romano na Idade Média e na Moderna. Não é de fato um código, mas uma coletânea de leis anteriores organizadas sem grande sistematização e cientificidade. Com o Código de Napoleão surgido em 1804, ao contrário, temos um código propriamente dito, tal como o entendemos hoje, ou seja, um corpo de normas sistematicamente organizadas e expressamente elaboradas.

A legislação napoleônica teve influência fundamental na legislação e no pensamento jurídico dos últimos dois séculos em muitos países. Na mesma época aparecem, também, códigos na Prússia e na Áustria, mas sem grande significado histórico.


2. As concepções filosófico-jurídicas do iluminismo inspiradoras da codificação francesa. As declarações programáticas das Assembléias revolucionárias.


A idéia de codificação na França…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.