O Código de Napoleão e o Positivismo Jurídico na França

Publicado em 25/09/2003

Apresentou seu primeiro projeto em agosto de 1793, declarando que este se inspirava em três princípios fundamentais: reaproximação da natureza, unidade e simplicidade. Dividia-se em duas partes dedicadas, respectivamente, às pessoas e aos bens, inspirava-se na concepção individualista-liberal que pretendia garantir dois postulados fundamentais: a igualdade de todos os cidadãos perante a lei e a liberdade pessoal. Não foi muito adiante, pois não encontrou a simpatia dos deputados, que o consideraram muito pouco filosófico e demasiado jurídico.

O segundo projeto foi apresentado em setembro de 1794, menos técnico e mais simples, que o próprio autor qualifica de "código de leis fundamentais" e afirma que ele se inspira em três princípios fundamentais, correspondentes às três exigências que o homem tem na sociedade: a) ser senhor da própria pessoa; b) possuir bens para poder satisfazer as próprias necessidades; c) poder dispor desses bens no interesse próprio e da própria família.

A estes três princípios correspondem as três partes do projeto dedicadas respectivamente às pessoas, aos direitos reais e às obrigações. Dele foram discutidos apenas dez artigos, depois do que Cambacérès percebeu que ele havia causado hostilidades demais e o deixou perecer.

O terceiro projeto é apresentado em junho de 1796, durante o Diretório, ao Conselho dos Quinhentos.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.