O Arbítrio Judicial na Fixação da Pena

Publicado em 22/04/2003

As razões invocadas para se punir o transgressor da lei são várias e oscilaram no curso da história da humanidade.

Para a escola do direito natural a tarefa do jurista não é a de interpretar regras dadas, que não escapam das condições históricas em que foram emitidas, mas a de descobrir regras universais de conduta, estudando a natureza do homem, como faz o cientista da natureza.

A razão mais justa deve ser aquela que busque sua gênese no estudo e compreensão da natureza do homem.

Na idade média se punia de forma cruel sob o argumento de proteger o cidadão, ou o que é pior, proteger sua alma do fogo do inferno.

Superando essa visão estreita da igreja, surgiu a idéia do interesse público, com a divulgação de idéias iluministas pelos clássicos Beccaria, Locke, Rousseau e Montesquieu. Daí adveio a primeira visão da finalidade da pena, que ainda vige em nosso ordenamento jurídico, qual seja a retribuição.

Segundo os clássicos o mal da pena era retribuição pelo mal do crime. Este era o pecado e aquela sua conseqüência.

Foi um avanço inegável.

Acreditavam que com a pena, entendida como castigo, o delinqüente não mais voltaria a delinqüir.

Com o surgimento da Escola Positiva, tendo como expoentes, Lombroso, Ferri e Garófalo, a idéia de retribuição da sociedade ao delinqüente foi substituída pela idéia de defesa da sociedade contra os perigosos. Surge a figura do "homem delinqüente".

Modernamente, a pena tem duplo aspecto, voltada para a retribuição e a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.