O Arbítrio Judicial na Fixação da Pena

Publicado em 22/04/2003

O Arbitrio Judicial na Fixação da Pena

INTRODUÇÃO

O ato de julgar é tarefa que somente deveria caber aos deuses, ou, a Deus, uma vez ser fardo por demais pesado para ser suportado por ombros humanos.

Para os cristãos de todo o mundo, as palavras de Jesus ainda ecoam sempre presentes, " atire a primeira pedra aquele que se achar sem pecados".

Essa é uma advertência para calar fundo na alma e na consciência de cada pessoa, mas que retrata o mundo ideal, o mundo do dever ser, ou ainda, é um preceito que deve nortear a vida das pessoas no seu foro íntimo.

Abster-se de proferir julgamento contra seu próximo é dever cristão, mas inaplicável no mundo dos homens no que concerne aos encargos e ônus de se viver em sociedade.

O homem, a despeito da norma do Cristo, precisa julgar seu semelhante, como forma de viabilizar o convívio social.

Tendo de fazê-lo, que o faça de forma mais imparcial possível, tendo como balizas a justiça e a lei.

Após chegar a essa conclusão, abandonando o aspecto religioso e filosófico, chegamos ao plano do direito, invocando a Constituição Federal que estabelece em seu artigo 93, inciso IX, in verbis: "todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei, se o interesse público o exigir, limitar a presença, em determinados casos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes;".

Na transcrição supra interessa-nos a obrigatoriedade constitucional de ser fundamentada toda…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.