Norma Jurídica

Publicado em 22/04/2003

Num segundo momento, Kelsen elabora um esquema diferenciado do primeiro e denomina de norma secundária, passando a classificar as normas em autônomas e não autônomas, abandonando assim, a classificação anterior.

Justifica Kelsen, nesta Segunda fase de sua pensamento os traços distintivos entre a norma e as proposições jurídicas:

"Proposições jurídicas são juízos hipotéticos que enunciam ou traduzem que, de conformidade com o sentido de uma ordem jurídica – nacional ou internacional – dada ao conhecimento jurídico, sob certas condições ou pressupostos fixados por esse ordenamento, devem intervir certas conseqüências pelo mesmo ordenamento determinadas. As normas jurídicas, por sua vez, não são juízos, isto é, enunciados sobre um objeto dado ao conhecimento. Elas são antes, de acordo com seu sentido, mandamentos e, como tais, comandos, pois também são permissões e atribuições de poder ou competência."(1991)

A partir daí, enfatizou o mestre o ato coativo como específico do jurídico, elaborando o teorema: "Dado um fato temporal deve ser a prestação".

Como resultado, todas as normas jurídicas ficaram reduzidas a um só tipo: imperativo sancionador, vale dizer, ocorrendo determinado comportamento previamente previsto, deve ele ser punido com a pena determinada.

Exemplo deste raciocínio é o Diploma Penal Pátrio que sem proibir, enuncia condutas criminosas e descreve a quantidade de pena a que se sujeita aquele que praticar tal comportamento.

 

3. CARACTERÍSTICAS

Passaremos agora a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.