Monografia: Responsabilidade Civil Decorrente de Dano Estético

Publicado em 20/08/2009

texto

Nas cirurgias estéticas, também chamadas cosmetológica ou embelezadora, em que o fim maior é a beleza do corpo, os médicos devem ter cautela na hora de aceitar a intervenção, uma vez que ele deve levar em consideração que a cirurgia será feita em pessoa sã, devendo agir com mais escrúpulo do que o médico que vai operar uma pessoa enferma, pois a obrigação por ele assumida visa a um determinado objetivo, qual seja a perfeição na consecução da intervenção cirúrgica. Ele deve pesar os perigos e as vantagens da cirurgia, devendo recusar-se em caso de perigo maior para a saúde do paciente. Neste caso, havendo o paciente sofrido um dano estético em decorrência de uma cirurgia plástica mal sucedida, ocorre à presunção de culpa do médico pela inadimplência do contrato pactuado, tendo a vítima que provar apenas que não houve o resultado a ser alcançado.

3.1 Cirurgias estéticas: obrigação de meio ou de resultado?

É necessário que ao interpretar as obrigações contratuais, levem-se em consideração as obrigações de meio e de resultado, uma vez que tais obrigações são peça-chave para se determinar o ônus da prova da culpa do evento danoso.

Nas obrigações de meio o profissional está empenhado de todas as formas para concretizar a realização de determinado serviço. Tereza Ancona (1980, p. 32) citando Demogue esclarece que: “há obrigação de meio, quando a própria prestação nada mais exige do devedor do que pura…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.