Monografia: Responsabilidade Civil Decorrente de Dano Estético

Publicado em 20/08/2009

Seguindo os pensamentos da doutrinadora Teresa Ancona Lopez de Magalhães (1980, p. 19), diferentemente do Direito Penal, no qual para ser caracterizado o dano e o agente ser responsabilizado criminalmente, as lesões estéticas devem ser graves, no Direito Civil basta o simples sfregio (cicatriz) ou uma simples marca para que seja configurado o dano estético, gerando uma possível indenização.

Entende-se que o elemento “permanência” é essencial para a caracterização do dano. O dano estético passageiro não é passível de dano moral e, sim, dano material, sendo facilmente indenizável e superável. Portanto, para que exista dano estético é necessário que a lesão que modificou a vítima, acarretando-lhe um afeamento na sua aparência externa, seja de caráter permanente ou duradouro. Caso contrário, não se poderá falar em dano estético, mas em atentado reparável à integridade física ou lesão estética passageira, que se resolve em perdas e danos. De acordo com Teresa Ancona (1980, p. 20), “no termo permanência se inclui a irreparabilidade do prejuízo, pois o que é reparável não é permanente”. O dano há de ser irreversível, sendo a modificação na aparência não passível de modificação. Vale ressaltar que ninguém pode ser obrigado a realizar cirurgia, mesmo que para correção de dano estético.

Pode-se constatar que nos dias atuais a tecnologia dispõe de vários artifícios que levam a uma restauração menos satisfatória do dano, ou um simples disfarce à lesão na tentativa de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.