Monografia: Responsabilidade Civil Decorrente de Dano Estético

Publicado em 20/08/2009

Primeiramente, o que define a espécie de responsabilidade civil neste aspecto, é a existência ou inexistência de um contrato, ou seja, se há uma relação jurídica negocial, mesmo que tacitamente.

No Código Civil pátrio, em seu artigo 186, encontra-se fundamentada a responsabilidade extracontratual, assim como o artigo 389 fundamenta a responsabilidade contratual, ambos transcritos abaixo:

texto

A responsabilidade contratual decorre da falta de adimplemento ou mora no cumprimento de qualquer obrigação. Maria Helena Diniz (2003. p. 119) ensina que “é uma infração a um dever especial estabelecido pela vontade dos contraentes, por isso decorre de relação obrigacional preexistente e pressupõe capacidade para contratar”. Exemplo dessa responsabilidade é o pacto verbal ou escrito firmado entre médico e paciente, a fim de que este realize determinado serviço, oneroso ou não.

Em tal responsabilidade, não é necessária a prova de culpa pela vítima do dano, mas, sim, a prova do inadimplemento, para que seja devida a reparação pelo agente causador. Compete ao devedor o ônus da prova, da inexistência de sua culpa, ou o advento de algum fato excludente do dever de indenizar. Tais fatores excludentes são os casos fortuitos, de força maior, ou por culpa exclusiva da vítima. No caso dos danos estéticos resultantes de erro médico, o cirurgião há de provar a presença desses fatores excludentes a fim de não ser responsabilizado…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.