Monografia: Racismo no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Publicado em 03/11/2009

Segundo Ana Lúcia Valente “Dificilmente um brasileiro admite ser racista. Afinal a própria Constituição fala de igualdade de todos, independente de cor, raça, credo, etc. Porém, se a lei diz que não existe desigualdade, a prática a desmente”(2). A autora ao escrever isto em 1987 não poderia imaginar que depois de mais de 10 anos seu texto ainda iria ser tão atual.

Analisando-se as Constituições brasileiras, desde a de 1824 até a Carta Magna de 1988, percebemos que a proteção das minorias e do ser humano permeou por todas elas, porém nem sempre de forma eficaz e nem sempre o racismo foi tratado como deveria ser.

A Constituição Imperial de 1824 não fez referência à questão da defesa da prática de racismo em seus artigos, se limitou apenas a dizer em seu artigo 179, inciso XIII, que “A Lei será igual para todos, quer proteja, quer castigue, o recompensará em proporção dos merecimentos de cada um”.(3) Cabe relembrar que, nesta época, os escravos não eram considerados homens-livres; portanto, esta (e várias outras) regra jurídica não se aplicava aos escravos, que só vieram a ser decretados homens livres em 1888.

Com a promulgação da Constituição Republicana de 1891 iniciou-se um processo de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.