Modos de Aquisição da Propriedade Móvel

Publicado em 13/02/2007

Exige posse, então não é possível a mera detenção prevista no art. 1.198 ou a tolerância do art. 1.208, ambos do Código Civil. Há a exigência do animus domini, o que corresponde ao "como sua" do art. 1.260, do CC; "incontestadamente", que significa mansa, pacífica e pública; também exige justo título e boa-fé, pois o prazo é menor, apenas de 03 (três) anos;

b) Extraordinária (CC, art. 1.261).

Possui as mesmas exigências da ordinária (posse mansa, pacífica e pública com animus domini) , só que  o prazo é maior, de 05 (cinco) anos, tendo em vista que dispensa a boa-fé.

Estamos diante de usucapião de móveis que beneficia o ladrão e o descobridor de coisa perdida.  

O nosso ordenamento assegura ao possuidor ter a coisa como sua, salvo o direito de terceiro que dê as provas de ser o proprietário. Entretanto, a presunção não impede a reivindicação dos móveis perdidos ou roubados.

7. TRADIÇÃO

Nosso ordenamento jurídico manteve a sistemática romana quanto aos bens móveis. Enquanto no Direito Francês o contrato de alienação é maio suficiente para se transferir a propriedade, para o nosso Direito, o domínio dos bens móveis só se transfere pela tradição.

A tradição é a entrega efetiva da coisa móvel feita pelo proprietário-alienante ao adquirente, em virtude de um contrato, com a intenção de transferir o domínio. A tradição completa…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.