Ministério Público:Democracia e Ensino Jurídico

Publicado em 22/04/2003

b) Essas informações técnicas nada mais são do que comentários esparsos sobre legislação, que reduzem o direito a uma sintaxe de normas, prazos e sanções.

c) Profissionais judicializados sem condição de vislumbrar novos campos jurídicos.

d) Pouco conhecimento de cultura geral.

e) Profissionais que utilizam uma linguagem essencialmente retórica, sem noção de lógica.

3 – Tecnicismo e Especialização.

Cabe então observarmos que pelo sistema vigente, o profissional do direito, com sofisticados conhecimentos de técnicas legais e sem nenhuma percepção critica da realidade onde opera seu saber, corre pelo menos dois grandes riscos éticos-políticos:1- o risco de ser sutilmente manipulado pelas forças econômicas que condicionam a ordem. 2 – o risco de ser um instrumento de injustiça social, ao mediar relações juridicamente legais, porém eticamente injustas, com a errônea convicção de sua neutralidade política. Dessa forma, o bacharel em direito, sem nenhuma formação adequada para proceder à critica dos valores da sociedade, perdeu a sua função de construtor de uma consciência nacional, distanciando-se dos ideais de crítica, autonomia e liberdade.

Hoje o profissional ou mesmo o bacharel em direito passou a encara-lo como um meio para realização de um projeto pessoal de inserção no mercado de trabalho, onde cada bacharel é visto pelo outro como mais um concorrente. Assim o objetivo do bacharel passa ser a obtenção de uma ascensão social através do ingresso nas diversas carreiras jurídicas.

Refletindo sobre o…

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