Ministério Público:Democracia e Ensino Jurídico

Publicado em 22/04/2003

Os problemas que afligem a sociedade desde sua organização e a racionalidade e legitimidade do Estado Brasileiro, estão estruturalmente ligados às deficiências do ensino jurídico no Brasil.

Segundo San Tiago Dantas, a decorrência do ensino jurídico reside na perda da eficácia da cultura universitária, que teria perdido também a sua capacidade de criar e aplicar as técnicas de controle do meio físico e social.

Enquanto instituição, a crise das universidades é atribuída a fatores de fundo político, econômico e social, distorcendo assim, sua função mister, que é a contribuição para uma liberdade política com a igualdade social e o desenvolvimento econômico.

A crise da instituição tem como principal fator o aprisionamento da universidade no "cativeiro do mercado", estando muitas tezes, submissas à lógica e aos interesses deste mercado, transformando-se num elemento de produção. Cristóvan Buarque identifica uma modificação fundamental no papel desempenhado atualmente pela universidade, que, ao invés de formar pensadores, tem sim, formado profissionais e teóricos nos moldes impostos pelo mercado.

Essa questão reestrutural apontada por Cristóvan Buarque não pretende explicar toda a crise por que atravessa o sistema universitário brasileiro, mas permite entender, suficientemente a assustadora alienação da maioria dos nossos profissionais com formação universitária e, em particular, a desastrosa politização dos bacharéis em direito no Brasil, com formação exclusivamente teórica, predominantemente voltada para as necessidades do…

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