Mercantilismo

Publicado em 22/04/2003

Assim como as outras nações européias, a França também se tornou adepta do mercantilismo. Porém, esse conjunto de práticas foi aplicado com uma certa singularidade, diferindo dos outros estados europeus.

Na França, o mercantilismo também é chamado de "industrialista" ou "colbertista" (em homenagem ao pensador Jean Baptiste Colbert). O estado francês não possuía territórios com abundância de metais preciosos, então foi necessária uma política específica para obtê-los. Em decorrência disso, o Estado começou a empregar medidas rigorosas quanto à indústria. O governo teria o direito de controlar a produção, podendo determinar um salário máximo ao operário para que a produção não ficasse muito cara. Além disso, a taxa de juros seria controlada para facilitar as exportações e adotar-se-ia uma política demográfica populacionista no intuito de aumentar o número de trabalhadores e fortalecer o exército Francês. Com todas essas medidas, o produto francês ganhou um grande espaço no mercado internacional, inclusive as indústrias de luxo. Em função desse crescimento, a nação foi capaz de acumular uma quantidade considerável de metais preciosos.

A agricultura não foi ignorada nesse processo, ela foi regulamentada para atender as exigências das indústrias, criando uma perfeita parceria entre produção agrícola e industrial. O Estado incentivou as culturas industriais (linho, amoreira, bicho-da-seda), adiantou sementes e gado aos camponeses, e comprou deles trigo, aguardente, vinhos e conservas salgadas para o consumo do exército e empresas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.