Mercantilismo

Publicado em 22/04/2003

Mercantilismo

INTRODUÇÃO

No período medieval o pensamento vigente era a aversão a motivações materialistas e individualistas, com o propósito de manter unida a Europa. Já no período moderno, com o surgimento do capitalismo comercial, essas motivações antes condenadas e associadas ao desejo de acumular riquezas seriam a força propulsora do sistema capitalista.

O pensamento mercantilista Ibérico foi baseado, principalmente, na busca de metais valiosos com a finalidade de fortalecer e consolidar o seu próprio Estado Nacional. Para a obtenção desses metais, esses países lançaram-se às navegações e à exploração colonial.

O mercantilismo francês de Colbert não podendo se beneficiar de fontes diretas de metais preciosos, promoveu a indústria por meio de medidas protecionistas e incentivou a produção de manufaturas de luxo. Essa singularidade francesa viria ganhar prestígio no mercado internacional.

Na Alemanha, o mercantilismo foi conhecido como Cameralismo. Esse tipo foi o menos interessado nas relações internacionais dando mais ênfase ao caráter quantitativo do que ao qualitativo. Importava principalmente atenuar o atraso de sua economia.

O pensamento mercantil inglês se desenvolve principalmente no comércio, encontrando apoio em Thomas Mun, fiel defensor do comércio exterior. Foi a partir do tráfego de mercadorias que eles descobrem e colonializam novas áreas, transformando-se posteriormente no maior Império Colonial que já existiu.


O PROGRESSO ECONÔMICO E O MERCANTILISMO (Camila Sousa…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.